Tabela de Ervas por BÀBÁ ÒLÓÒRÌXÀ OBÁ AWODÍ ABÍ OLÁ

TABELA DE ERVAS:
ABACATEIRO “Persea Gratíssima”: Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.
ABÚTUA “Chododendron Platyphyllum”: A raiz e o tronco são as partes usadas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes.
ABSINTO “Artemisia absinthum”: Um ótimo estimulande, em pequenas doses. Ameniza a anemia e descarrega a bílis. Uma boa receita é fazer um chá com hortelã e canela. Evitar na gravidez e na lactação, é emenagogo.
AGONIADA “Plumeria lancifoliata”: Calmante das histerias, ameniza cólicas, menstruações dificeis e dolorosas e febres intermitentes. Substitui o quinino.
AGRIÃO “Sisymbrium nasturtium”: Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.
ALCACHOFRA “Cynara sculymus” Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.
ALCAÇUZ “Glycyrhiza glabra” De sabor adoçicado, é emoliente empregado na bronquite e tosses crônicas.
ALECRIM “Rosmarinus officinalis” Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.
ALFAFA “Medicago sativa” Suplemento alimentar, rica em vitamínas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.
ALFAVACA “Occimum basilicum” Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. A INFUSÃO forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixe agir por cinco minutos e enxágue).
ALFAZEMA “Lavandula officinalis” Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.
ALGODOEIRO “Gossypium herbaceum” A parte usada é a casca da raiz recente e tem propriedade diurética e emenagoga. Ameniza cólicas e dores do parto. Deve ser evitada na gravidez.
ALHO “Alium sativum” Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.
AMEIXEIRA “Prunus Doméstica” Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele.
AMOREIRA “Morus Nigra” As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser util na reposição hormonal.
ANDIROBA “Carápa guaiananensis” Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituite celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.
ANGÉLICA “Angelica Officinalis” Planta aromática procedente do Hemisfério Norte. Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomocais. Não é recomendado a diabéticos
ANIZ “Pimpinella anisum” A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas e a lactação. É indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, cólicas infantis, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, espasmos brônquicos e aumenta o leite materno. EVITE USO PROLONGADO, pode causar intoxicação e confusão mental.
ARNICA “Arnica do Campo” Poderoso antinflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fitocom-plexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.
APERTA RUÃO/PIMENTA DE FRUTO GANCHOSO ” Piper aduncum” Diurético, adstringente e tônico digestivo. A raiz em uso externo combate a Erisipela.
AROEIRA “Schinus Terebinthifolius” Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções.
ARRUDA “Ruta Graveoleons” A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.
ARTEMISIA “Artemísia vulgaris” Planta feminina que tem ação estimulante sobre o útero e deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O CHÁ combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia (2 xícaras/dia no máximo).
ASSA PEIXE “Bohemeria caudata” Muito eficaz contra a gripe, tosse forte e bronquite, aliviando dores no peito e nas costas. Estanca o sangramento.
AVENCA “Adiantum capillus-veneris” Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.
BANCHÁ “Thea sinensis” Originária da China, acompanha a cultura a milênios como digestiva de fino paladar, diurética e levemente tônica.
BARBATIMÃO “Stryphnodendron barbatiman” Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.
BARDANA/FOLHA “Arctium lappa” Indicada principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, hipoglicemiante, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo nas dermatites descamantes.
BOLDO CHILENO “Peomus boldus” Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.
BORRAGEM ” Borago officinalis” Planta medicinal e alimentícia que lembra o cheiro do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. Possui vitamina C, alcaloides. É antinflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Muito indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. Auxilia na eliminação de toxinas e melhoria da pele.
CABELO DE MILHO “Zea Mays” Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.
CACTO/MANDACARU “Cactus grandiflorus” Estimulante do coração, similar a “Digitális”, utilizado nas perturbações cardíacas, circulatórias, reumatismo e angina peitoral. Não se acumula no organismo.
CAJUEIRO “Anacardium occidentale” É estimulante do organismo, combate o Diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais.
CALÊNDULA “Calendula officinalis” Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refesca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.
CAMOMILA “Matricaria chamomilla” De origem egipcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal.
CANA DO BREJO “Costus spicatus” Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços e contusões.
CANELA “Cinnamomum zeylanicum” Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.
CARAMBOLEIRA “Averhoa carambola” Ótimo diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e ameniza o diabetes.
CARAPIÁ “Dorstênnia arifolia” Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz é empregada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados.
CARVÃO VEGETAL: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins mediciniais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.
CAPIM CIDRÃO “Cymbopogon citratus” Originária da Índia, é sedativa, analgésica e anti-térmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo e outras doenças nervosa.
CARDO SANTO: “Cirsium vulgare” Tônico amargo, adstringente, diurético, expectorante e antisséptico. Indicado em problemas gástricos, indigestão, asma e catarro nos brônquios.
CAROBINHA: “Jacarandá copaia” Um dos melhores depurativos do sangue, contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas e amebas intestinais.
CARQUEJA: “Baccharis triptera” Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.
CASCARA SAGRADA: “Rhamnus purshiana” Forte laxante, que reestabelece o tônus natural do cólon do intestino e normaliza as funções do intestino.
CASTANHA DA INDIA: “Aesculus hippocastanum” Excelente tônico circulatório, isso é percebido 15 a 30 minutos após sua ingestão, amenizante a dor nas pernas e costas. Ativa a circulação, prevenindo acidentes vasculares.
CATUABA: “Erytroxylon catuaba” Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.
CAVALINHA: “Equisetum arvensis” Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.
CENTELLA ASIÁTICA: “Hidrocotile asiática” O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.
CHAPÉU DE COURO: “Equinodorus macrophyllus” Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.
CIPO CABELUDO: “Mikania hirsutíssima” Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.
CIPÓ MIL HOMENS: “Aristolochia brasiliensis” Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.
COMPOSTO/BRONQUITE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.
COMPOSTO CALMANTE: Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.
COMPOSTO/CIRCULAÇÃO: Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.
COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS: Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.
COMPOSTO/COLESTEROL: Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.
COMPOSTO DEPURATIVO: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.
COMPOSTO/DIABETES: Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.
COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.
COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.
COMPOSTO EQUILIBRIUM: Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.
COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.
COMPOSTO/ESTÔMAGO: Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.
COMPOSTO/FÍGADO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.
COMPOSTO/GRIPE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.
COMPOSTO/MENOPAUSA: Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.
COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.
COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA: Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.
COMPOSTO CONTRA REUMATISMO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.
COMPOSTO/SINUSITE/ASMA: Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.
CONFREI “Symphytum asperrimum” Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.
CORDÃO DE FRADE “Leonotis nepetaefolia” Ótimo diurético, que ameniza dores de estomago e fortelece convalescentes. Dá um bom xarope para tosse e problemas respiratórios.
CRAVO DA INDIA “Syzygium aromaticum” Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.
DENTE DE LEÃO “Taraxacum officinalis” Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.
DOURADINHA “Waltherea douradinha” Diurético eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga eliminando pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse.
EMBAÚBA “Cecropia palmata” Poderoso diurético, que ameniza a pressão e regula as batidas do coração. Não fazer uso contínuo.
EMBURANA “Torresea cearensis” Broncodilatador que provoca um relaxamento. Indicado nas manifestações de bronquite, tosse e asma. Ameniza cólicas intestinais e uterinas.
ENDRO “Anethum graveolens” Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.
ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA “Cordia verbenácea” Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.
ERVA CIDREIRA “Melissa officinalis” Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.
ERVA DE BICHO “Polygonum acre” Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorróidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.
ERVA MACAÉ “Leunurus sibiricus” Indicada nas doenças de pele e erisipela, combater o colesterol e a pressão alta.
ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ “Chenopodium ambrosioides” Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.
ERVA DE BUGRE “Casearia sylvestris” Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.
ERVA DE SÃO JOÃO “Agerathum conyzoides” Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com “Herb San John”(Hipérico).
ERVA DOCE “Pimpinella anisum” Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.
ESPINHEIRA SANTA “Maytenus ilicifolia” Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de 80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.
EUCALIPTO AROMÁTICO “Eucaliptus globulos” Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.
FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.
FENOGREGO “Trigonella foenum-graecum” Semente altamente nutritiva, que estimula o apetite, engorda. Indicado nas fraquesas típicas de gripes, anemia ou convalescência. Melhora a pele e evita rugas.
FUCUS(alga): “Fucus vesiculosos” Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.
GARRA DO DIABO “Harpagophytum procumbens” Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.
GENCIANA “Gentiana lutea” Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.
GENGIBRE “Zingiber officinalis” Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.
GERVÃO “Verbena bonariensis” Indicada nas dores do fígado e do estômago, febres, prisão de ventre, diurético e emenagogo.
GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.
GINSENG COREANO “Panax Ginseng” Estimulante, pode elevar a pressão arterial. Portanto, não é recomendada para hipertensos. Dose máxima, duas colheres pequenas ao dia.
GUACO “Mikania glomerata” Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.
GUAÇATONGA “Casearia sylvestris” Emagrecedor, diminue o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.
GUARANÁ “Paullinia cupana” Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.
GUINÉ “Petiveria tetrandra” Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.
GRAVIOLA “Anona muricata” O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevragias e reumatismo.
HAMAMELIS “Hamamelis virginica” Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasocostritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.
HERA “Glechoma hederácea” Planta trepadeira, comum em muros, contém importantes propriedades terapêuticas, contém semente tóxicas, suas folhas são analgésicas, vasodilatadora, descongestionante. A HederosaponinaC tem efeito inibidor de fungos, com ação antibiótica. Por conter muito Iodo é contra indicado em casos de hipertireoidismo.
HIBISCO “Hibiscus sabdarifa” Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
HIPÉRICO “Hipeycum perfloratum” Famoso calmante e anti-depressivo, também é anti-inflamatório e cicatrizante. É a hipericina a responsável pela ação calmante, que também age na insuficiência hepática, má digestão, gota e reumatismo.
HORTELÃ JAPONESA “Mentha arvensis” Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enchaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.
IPECACUANHA(PAPACONHA): “Cephaelis ipecacuanha” Raiz do nordeste indicada contra a bronquite e tosse com catarro.
IPÊ ROXO “Tabebuia impetiginosa” Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.
JABORANDI “Pilocarpus jaborandi” Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.
JAMBOLÃO “Syzygium jambolanium” Adstringentes e poderoso hipoglicemiante indicado em diabetes, pois ameniza a formação de fermentos sacarificantes.
JASMIM “Gardenia jasminoides” Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.
JATOBÁ “Hymenaea courabril” Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).
JUÁ “Solanum viarum” A casca é utilizada como dentifrício, os frutos são calmantes dos nervos e da azia. A raiz é diurética, ajuda a emagrecer,melhora as funções do fígado e bexiga.
JURUBEBA “Solanum paniculatum” Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.
LARANJEIRA “Citrus aurantium” Ótimo contra gripes e refriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.
LOURO “Laurus nobilis” Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.
LOSNA “Artemisia absinthum” Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.
LUPULO/FLOR “Humulus lupulus” A lupulina, um pó dourado que cobre as flores é um poderoso sedativo e hipnótico, indicado em casos de insônia. É ainda digestiva e antibiótica.
MACELA/FLOR “Achyzocline satureoides” Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.
MALVA “Malva sylvestris” Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.
MAMICA DE CADELA “Zanthoxylon rhoifolium” Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.
MANJERICÃO: “Ocimum basilicum” Digestivo que elimina gases.
MARACUJÁ “Passiflora alata” A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.
MARAPUAMA “Ptychopetalum olacoides” De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti-depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.
MASTRUÇO “Lepidium sativum” Depurativo muito empregado em doenças pulmonarias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.
MIL FOLHAS/NOVALGINA “Aquiléa millefolium” Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gêlo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.
MORANGUEIRA “Fragaria vesca” Contra inflamações dos rins e bexiga, desobstruindo os rins, liberando a urina. Em consequência ameniza a gota, o ácido úrico e reumatismo.
MULUNGU “Erytrina verna” Calmante poderoso, analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta.
NOGUEIRA “Juglans regia” O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.
NÓZ MOSCADA “Myristica fragans” Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.
OLIVEIRA “Olea europaea” Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.
PALMA CHRISTY: “Ricinus comunis” Famoso laxante de onde se origina o óleo de rícino.
PARIETÁRIA “Parietária officinalis” Muito usada em males dos rins, inflamações da bexiga, dissolve cálculos e alivia dores.
PARIPAROBA/JAGUARANDI “Piper umbellatum” Polivalente, age contra resfriados e asma e também contra os males do figado e baço, aliviando azia, úlceras e hemorróidas. Mastigar a raiz alivia dor de dente.
PATA DE VACA: “Bauhinia forficata” Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.
PAU PRA TUDO “Cinamodendron axilare” Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.
PAU TENENTE “Quassia amara” Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.
PEDRA UME CAÁ “Myrcia sphaerocarpa” De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.
PICÃO BRANCO “Galinsoga parviflora” Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho disgestivo.
PICÃO PRETO “Bidens pilosa” Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.
PITANGUEIRA “Stenocalys michelli” Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.
POEJO “Mentha pylegium” Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.
PORANGABA “Cordia salicifolia” Poderoso emagrecedor que diminue o colesterol. Não confundir com a Erva de Bugre.
PULMONÁRIA “Pulmonaria officinalis” Como diz seu nome é indicado nas doenças do pulmão, é um eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração. Indicado a pessoas que trabalham com pó.
QUEBRA PEDRA “Phylantus niruri” Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.
QUINA-QUINA “Chincona sp” De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias.
ROMÃ/CASCAS “Punica granathum” Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.
SABUGUEIRO “Sambucus nigra” Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.
SALVIA “Salvia officinalis” Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.
SALSSAPARILHA “Smilax salsaparrilha” Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.
SASSAFRÁZ “Ocotea preciosa” Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.
SENE INDIANO “Cassia augustifolia” Um bom laxante, mas não usar contínuamente. Indicado em casos de prisão de ventre, tomar no máximo uma xícara por dia e no máximo dez dias seguidos.Usar infuso no máximo 2 gramas por xícara de água. CONTRA INDICADO A GESTANTES E LACTENTES.
SETE SANGRIAS “Cuphea ingrata” Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado uso para crianças.
STÉVIA “Stevia rebaudiana” Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.
SUCUPIRA “Dilotropis incexis” Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antireumática e antihemorrágica.
TAYUIÁ “Cayaponia tayuia” Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa e desobstrui o fígado.
TANCHAGEM “Plantago major” Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.
TÍLIA “Tilia cordata” Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas. Sudorífica, descongestionante e relaxante é indicada em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. Usar 10 gramas para cada litro de água.
UNHA DE GATO “Acacia plumosa” Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.
URTIGA “Urtica dioica” Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.
UVA URSI “Arctostaphylos urva ursi” Devido a hidroquinona que tem propriedades antibacterianas, anti-séptica e antibiótica, é indicada em casos de inflamações renais e diarréias. A hidriquinona dá uma coloração marrom esverdeada na urina. Não se recomenda usar na gravidez ou lactação.
VALERIANA “Valeriana officinalis” Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésico. Depressora do SNC, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.
VELAME DO CAMPO “Croton campestris” Um dos melhores depurativos do sangue, combate doenças nos ossos e o reumatismo.
VERBASCO “Verbascum thapsus” Combate doenças dos pulmões, ótimo expectorante, nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico.
VERBENA “Verbena officinalis” Indicado contra doenças do fígado e do estômago.
ZEDOÁRIA: “Curcuma zedoaria” Poderoso depurativo do sangue, ativa a circulação provocando a dilatação dos vasos sanguíneos. Ótimo digestivo, normaliza as funções do fígado, estômago e duodeno. Elimina o mau hálito e limpa as vias respiratórias em casos de inflamações da garganta.
ZIMBRO: “Juniperus communis” As bagas contém glicose e o efeito de aumentar a filtragem dos rins, é um ótimo depurativo eliminando líquido do organismo, inclusive o excesso de ácido úrico, aumentando a quantidade de urina. A infusão de 15 gramas de bagas para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. Não utilizar durante a gravidez e a nefrite manifestada.
Ervas
Os Gregos usavam ervas e óleos aromáticos nos rituais religiosos. Estavam convencidos de que somente os deuses poderiam ter criado aromas tão profundos e pensavam que os aromas naturais podiam ser uma ponte para alcançar o Olimpo e receber as forças dos deuses, proteção, cura e beleza.
As tribos de Papua-Nova Guiné, na Oceania, aprenderam a usar as plantas como remédio. Não somente para tirar a dor ou para desinfetar ferimentos, mas também para baixar a febre e na prevenção contra a malária. As poções eram feitas de plantas extraídas das florestas. Os farmacologistas franceses ficaram impressionados e durante oito meses pesquisaram as drogas dos curandeiros. No término de seus estudos descobriram que os vegetais realmente curam. A Piper claribracteatum é uma trepadeira eficaz contra a malária e a febre, além do seu efeito analgésico. A casca do tronco da árvore Euphorbiacea omphalea é outro remédio natural usado para prevenir a malária. Outro recurso natural é a casca da Harpulia ramiflora radik, usada contra fungos.
Plantas Energéticas
Catuaba, Cipó-cravo e Marapuama. Os nomes podem ser exóticos e realmente têm a ver com as tribos indígenas do país. Estas três plantas nativas da Flora do Brasil atuam como estimulantes físico e mental, e, em solo brasileiro antes mesmo da colonização, ainda hoje são ideais para o tratamento de males contemporâneos, como a fadiga causada pelo estresse, velho conhecido de quem trabalha demais.
Reconhecidas e descritas há mais de 50 anos, as três plantas medicinais associadas num composto resultam em poção quase mágica. Ele ajuda a aumentar a freqüência cardíaca e respiratória. Com isso, o organismo fica mais preparado para enfrentar o desgaste do dia-a-dia e funciona como uma dose de coragem na hora da prática de atividades esportivas.
Farmácia da natureza é mesmo um estoque e tanto de saúde
A médica Patrícia Vieira Machado, especialista em Fitoterapia do laboratório Flora Medicinal, no Rio de Janeiro, explica como cada erva age. “A Catuaba (Anemopaegma mirandum ) é um tipo de arbusto originário da Amazônia. Além de melhorar o processo digestivo, ela interfere nos impulsos nervosos motores por causa de uma substância denominada iombina, que penetra com facilidade no sistema nervoso central”, afirma a médica. E destaca outros efeitos benéficos da planta: “Ela aumenta ainda a pressão arterial e a freqüência cardíaca, melhorando a circulação sangüínea e intensificando a ação motora”.
De aroma agradável, semelhante ao Cravo-da-índia, o Cipó-cravo (Tynnanthus fascicilatus) age também como tônico geral, combatendo a debilidade física e a fadiga muscular. De acordo com a Dra. Patrícia Vieira, sua ação foi comprovada através de estudos laboratoriais, nos quais foram identificados efeitos estimulantes da atividade motora e aumento da freqüência respiratória. “Por isso, ele intensifica a oxigenação sangüínea, melhorando os processos metabólicos, sobretudo durante a atividade física”, diz.
Velha conhecida dos índios brasileiros a Marapuama é tônico do corpo e do desejo
Utilizada pelos índios como excitante do sistema nervoso central e por sua ação antidepressiva e afrodisíaca, a Marapuama (Ptychopelatum olacoides) é uma árvore típica da região Amazônica. Única planta que teve seus efeitos testados clinicamente em seres humanos, os resultados confirmaram sua atuação como estimulante da libido. “Um estudo realizado com 262 homens, com queixa de diminuição da libido, mostrou que 62% dos pacientes apresentaram uma melhora significativa depois do tratamento.
O Alho é antigo…Muito antigo…
Nos primórdios da nossa civilização já era usado pelo homem, tanto como recurso culinário como recurso terapêutico. Gravações antiquíssimas nos contam que o alho era usado como remédio por chineses, babilônios, gregos e romanos muito antes do nascimento de Cristo. Na Sicília e em outros lugares da Europa o alho cresce espontaneamente. Russos e búlgaros atribuíram ao hábito de ingerir alho a causa principal de sua saúde e vitalidade. Durante a Primeira Guerra Mundial as forças armadas britânicas usaram muito o alho para impedir infeções. No Brasil o alho é muito conhecido e usado, tanto na cozinha como na farmácia.
Seu nome botânico do Alho é Allium Sativum L., e pertence à família Liliaceae , e o bulbo é a parte utilizada.
A ação do alho como fitoterápico é expectorante, anti-séptica pulmonar, analgésica, anti-inflamatória, anti-bacteriana, tônica, hipotensora, vermífuga, hipoglicemiante, febrífuga, anti-plaquetária, anti-oxidante e hipocolesterolemizante. Diminui a viscosidade sangüínea e é anti-helmíntico. São muitas suas propriedades farmacológicas…
Abaixo você encontra uma lista de ervas, suas correspondências (planetas e elementos) e as propriedades mágicas. O uso mágico das ervas é muito simples, você pode preparar um banho mágico, pode usá-la como um amuleto colocando-a em um saquinho de tecido, em magia das velas, e muito mais.
Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.
Todas as ervas que são citadas neste site não têm nenhuma contra-indicação, mas antes de usá-las, aconselhamos procurar seu médico!
A
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.
Açafrão (Crocus sativus)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado em rituais de prosperidade e cura.
Alho (Allium sativum L.)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate.
Amendôas (Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis – amarga)
Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.
Angélica (Angelica archanegelica)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul, funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.
Anis (Pimpinela anisum)
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.
Avelã (Corylus spp.)
Planeta: Sol
Elemento: Ar
A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão.Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.
B
Bálsamo de Gilead (Populus candicans)
Planeta: Saturno
O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.
Basílico (Ocimum basilicum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele.
Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia)
Planeta: Júpiter
Elemento: Fogo
Usado para encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.
Benjoim (Styrax benzoin)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Ar
Usado como incenso para purificação.
C
Camomila (Anthemis noblis)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.
Canela (Cinnamonum zeylanicum)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco.Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.
Carvalho (Quercus alba)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.
Cebola (Allium cepa)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo Topo
Usado para proteger e curar.
Cipestre (Cupressus spp.)
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.
Coentro (Coriandrum sativum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor.
Cominho (Carum carvi)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.
Cravo (Dianthus caryophyllus)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.
Cânfora
Usada como perfume, óleo e bálsamo.
Chicória
Usada como sache, talismã, amuleto e óleo. Fortifica as amizades e traz dinheiro.
D
Dill (Anethum graveolens)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias. Colocam-se seus ramos pendurados atrás de portas e janelas para proteção da casa.
Dente-de-Leão
Usado como sache e poção. Sonhar com esta erva traz má sorte.
E
Espinheiro (Crataegus oxyacantha)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em “saquinhos” de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.
Eucalipto (Eucalyptus globulus)
Planeta: Lua
Elemento: Ar
Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.
Ênula-Campana
Usam-se suas folhas secas como filtro amoroso. Faça-o na noite de São João, à meia-noite. Este filtro deve ser colocado em um saquinho de cetim verde. Leve-o junto ao coração e faça o pedido. Esfregue depois este filtro na pele do ser amado sem que este veja.
Erva-moura
O chá feito com suas folhas é um excelente remédio para os órgãos genitais femininos. Suas sementes são usadas com a mirta, como poderoso incenso contra miasmas astrais.
Espinheiro cervical (Coroa de Cristo)
Colocada atrás das portas e janelas da casa é uma poderosa proteção.
Erva-doce
Usada com sache, óleo, incenso, perfume e culinária. Traz coragem e vida longa. O incenso, quando queimado perto de alguém que não gosta de nossa pessoa, faz com que esta se aborreça com seu aroma.
F
Freixo (Fraxinus excelsior)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso pra atrair boa fortuna.
G
Gardênia (Gardenia spp.)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Use as flores para atrair amor.
Girassol (Helianthus annus)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Fogo
Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.
Gerânio
Usado como óleo. Ajuda na concretização de desejos.
Gengibre
Usado como óleo, perfume, incenso e culinária. Poderoso filtro protetor.
Ginseng
Elixir da longa vida. Usado como sache, óleo, incenso, bálsamo e chá.
H
Hera (Hedera spp)
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.
Hortelã (Mentha piperata)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso.
I
Iris (Iris florentina ou Íris germânica)
Planeta: Vênus
Elemento:Água
Usado em feitiços de amor, banhos e incensos. Planta consagrada a Osíris. Estimula a clarividência.
J
Jasmin (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum)
Planeta: Júpiter
Elemento: Terra.
Usado em feitiços de amor.
Junípero (Juniperus communis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor.Essa planta protege a casa contra roubo.
L
Laranja (Citrus sinesis)
Planeta: Sol
Elemento: Água
A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.
Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.
Louro (Lauris noblis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.
M
Mandrágora (Mandragora officinarum) Topo
Planeta: Mercúrio
Elemento: Terra
Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Pra carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante três dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.
Manjerona (Origanum majorana)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar.
Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.
Margarida (Bellis perennis)
As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.
Maçã (Pyrus malus)
Planeta:Vênus
Elemento: Água
Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.
Meimendro (Hyoscyamus niger)
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Venenoso! Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (srying).
Mirra (Commiphoria myrrha)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.
Murta (Myrica cerifera)
Planeta:Vênus
Elemento: Água
Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor e de todos os tipos.Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair o amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.
N
Noz (Juglans regia) Topo
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.
Noz-moscada (Myristica fragrans)
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Usado para reforçar a clarividência e prevenir reumatismo. Sonhar com nóz-moscada significa mudanças na vida do sonhador.
O
Olíbano(Boswellia carterii)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso para proteger.
Oliva (Olea europaea)
Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.
P
Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Terra
Erva afrodisíaca, também atrai amor.
Pimenta (Capsicum spp.)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de proteção
R
Rosa (Rosa spp.)
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.
S
Sabugueiro(Sambucus canadensis)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.
Salgueiro (Salis alba)
Planeta: Lua
Elemento: Terra
Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica.
Salsa (Carum petroselinum)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.
Sálvia (Salvia officinalis)
Planeta: Júpiter
Elemento: Terra
Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.
Samambaia
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.
Sândalo (Santalum album)
Planeta: Lua
Elemento: Ar
Usado como incenso para purificar, curar e proteger.
Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.
T
Tília (Tilia europaea)
Planeta: Júpiter
Associado ao amor conjugal e a longevidade.
Tomilho (Thymus vulgaris)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.
Trevo (Trifolium spp.)
Planeta: Mercúrio
Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.
U
Urtiga (Urtica dioica)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Encha um pote com urtiga para mandar má vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.
V
Valeriana (Valeriana officinalis)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Água
Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante.
Violeta (Viola tricolour)
Planeta: Vênus
Elemento:Ar
Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça. Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragrância acalma e limpa a mente.
Visco (Viscum album)
Planeta: Sol
Elemento: Ar
Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druidas, que o usavam para se proteger do mal.
Indicados
Tabela cosmética de ervas
Erva
Pele
Cabelo
Alecrim
Estimula a circulação
Contra queda
Alfazema
Limpa/amacia/acalma
Aromatizante
Artemísia
Relaxante
Alho porró
Cicatrizante
Avenca
Brilho
Babosa
Hidratante/bactericida
Fortalacedor
Bardana
Contra caspa
Boldo
Calmante
Clareador
Camomila
Adstringente/calmante
Cânfora
Antireumatismo
Cavalinha
Antiacne/espinhas
Clareador
Citronela
Repelente
Anti-caspa
Confrei
Cicatrizante
Erva doce
Remove impuresas
Hortelã
Enrijecedor/refrescante
Clareador
Limão
Clareador
Malva
Anti-rugas/refrescante
Hidratante
Manjericão
Hidratante
Aromatizante
Manjerona
Hidratante
Revigorante
Melissa
Revigorante
Mil-em-rama
Adstringente/secante
Escurece
Nogueira
Amaciante/clareador
Sabugueiro
Brilho
Salsa
Anti-rugas
Salsa parilha
Tonificante
Escurecedor
Salvia
Tonificante
Tanchagem
Contusões
Ervas indicadas para cabelos
1) secos: calêndula , confrei, maela
2) oleosos: alecrim, sálvia,confrei, milefólio
3) antiqueda: sávia, confrei, milefólio
4) infantil: camomila, calêndula, aquiléa e macela
Ervas Medicinais – Tabela para fins materiais.
25/09/2010 por thiagobstehk
Ervas Medicinais
Acidoúrico : Bétula – Cavalinha – Douradinha – Salsaparrilha – Boldo do chile – Bardana – Cabelo de milho – Chapéu de couro – Unha de gato – Porangaba
___________________________________________________________
Acne : Taiuiá
___________________________________________________________
Afecções cutâneas : Douradinha
___________________________________________________________
Afecções das vias respiratórias : Tanchagem
Afecções das vias urinárias : Quebra pedra
___________________________________________________________
Afrodisíaco : Carapiá – Marapuama – Catuaba – Ginseng panax – Guaraná – Nó de Cachorro
___________________________________________________________
Aftas : Alfavaca – Erva de bugre – Jequitibá – Cajueiro – Pedra-ume-caá
___________________________________________________________
Amigdalite : Jequitibá – Unha-de-gato – Andiroba – jequitibá – Sucupira.
___________________________________________________________
Analgésico : Alfazema
___________________________________________________________
Anemia : Angélica – Carqueja amarga – Jurubeba – Guaraná
___________________________________________________________
Angina : Jequitibá – Angico
___________________________________________________________
Angústia : Capim cidrão
___________________________________________________________
Anti inflamatório : Camomila
___________________________________________________________
Anti sifilítico : Carobinha
___________________________________________________________
Antidisentérico : Erva de são joão
___________________________________________________________
Antiespasmódica : Beladona
___________________________________________________________
Antiinflamatório : Cana do brejo – Camomila
___________________________________________________________
Antinêmico : Alcachofra
___________________________________________________________
Antioxidante : Guaraná – ginkgo-biloba.
___________________________________________________________
Antisséptico das vias urinárias : Zimbro
___________________________________________________________
Aperiente : Alfafa – Alfavaca – Boldo do chile – Cálamo – Erva de macaé – Erva de são joão
___________________________________________________________
Apetite, moderador de: Agar-agar
___________________________________________________________
Apetite/ falta : Losna – Alecrim – Boldo
___________________________________________________________
Ar/falta : Jasmin
___________________________________________________________
Aromático tônico : Cálamo
___________________________________________________________
Arteriosclerose : Ipê roxo
___________________________________________________________
Arteriosclerose : Sete sangrias – Ginkgo-biloba, Ginseng, Guaraná
___________________________________________________________
Artrite : Arnica – Unha de gato – Aroeira – Chapéu de couro
___________________________________________________________
Artrose : Arnica
___________________________________________________________
Asma : Alfazema – Jaborandi graúdo – Beladona – Angico – Eucalipto – Gengibre
___________________________________________________________
Azia : Boldo – Espinheira-santa – Pariparoba
___________________________________________________________
Baço : Pariparoba – Carqueja-amarga
___________________________________________________________
Balsâmico : Jatobá – Aroeira
___________________________________________________________
Bexiga, afecções na : Quebra pedra, ginseng
___________________________________________________________
Biles : Cáscara sagrada – Boldo – Chapéu de couro – Jaborandí
___________________________________________________________
Blenorragia : Barbatimão – Boldo – Ginseng.
___________________________________________________________
Boca amarga : Picão
___________________________________________________________
Brônquios : Borragem
___________________________________________________________
Bronquite : Alcaçuz – Alfavaca – Avenca – Guaco – Jaborandi graudo –
Jatobá – Malva silvestris – Tanchagem – Assa peixe – Juá Picão – Gengibre
___________________________________________________________
Cálculos biliares : Melissa officinalis – Menta – Boldo
___________________________________________________________
Cálculos renais : Uva do mato – Abacateiro – Quebra pedra
___________________________________________________________
Calmante : Alfazema – Hipérico – Maracujá – Melissa – Tília – Arruda
___________________________________________________________
Candidíase : Ipê roxo
___________________________________________________________
Cardiotônico : Angélica – Douradinha – Ginseng panax – Melissa
___________________________________________________________
Caspa : Juá
___________________________________________________________
Catapora : Sabugueiro
___________________________________________________________
Catarro : Avenca – Sabugueiro – Zimbro – Jaborandi graúdo – Alfazema – Cáscara-sagrada
___________________________________________________________
Caxumba : Jaborandi
___________________________________________________________
Celulite : Agar-agar – Centelha asiática
___________________________________________________________
Cicatrizante : Calêndula – Carobinha – Confrey – Erva de bugre – Espinheira santa
___________________________________________________________
Circulação : Alecrim – Artemísia – Castanha da índia – Cavalinha – Centella asiática – Ginseng panax – Hamamélis – Sete sangrias – Gengibre
___________________________________________________________
Cirrose : Boldo – Alcachofra
___________________________________________________________
Cistite : Cana do brejo – Cabelo de milho – Aroeira – Quebra pedra
___________________________________________________________
Cistos : Barbatimão – Unha-de-gato
___________________________________________________________
Coceira : Erva de bugre
___________________________________________________________
Colesterol : Bétula – Cajueiro – Carqueja amarga – Chapéu de couro – Graviola -Salsaparrilha – Alcachofra – Alfafa – Pata de vaca – Gengibre
___________________________________________________________
Cólica : Angélica – Artemísia – Beladona – Camomila – Erva doce – Jasmin – Noz moscada
___________________________________________________________
Colica menstrual: Artemísia – Agoniada – Aroeira – Carapiá – Tília.
___________________________________________________________
Colite : Macela
___________________________________________________________
Concentração / Falta : Ginkgo-biloba
___________________________________________________________
Constipação : Agar agar – Cáscara-sagrada – Espinheira-santa – Sene
___________________________________________________________
Contusões : Aroeira – Andiroba – Arnica
___________________________________________________________
Corrimento Vaginal : Barbatimão – Boldo
___________________________________________________________
Depressão : Hipérico – Tília
___________________________________________________________
Depurativo : Carobinha – Carqueja amarga – Douradinha – Pata de vaca – Sassafrás – Angico – Cana do brejo – Dente de leão – Taiuiá – Salsaparrilha
___________________________________________________________
Dermatite : Sete sangrias
___________________________________________________________
Dermatoses : Sucupira – Valeriana
___________________________________________________________
Desânimo : Guaraná – Ginseng – Catuaba
___________________________________________________________
Desintoxicante : Bardana – Dente de leão – Garra do diabo
___________________________________________________________
Diabetes : Cajueiro – Chapéu de couro
Quer mais preparação e manipulação das ervas? Confira estes produtos.
As ervas após secas devem ser guardadas em recepientes de vidro ou de porcelana, separando-se as raízes, cascas e sementes das flores e folhas.
As quantidades de ervas devem ser sempre cuidadosamente respeitadas, para tanto observar a seguinte tabela de equivalências:
1 colher de café = 2 gramas
1 colher de sopa= 5 gramas
1 xícara de café= 50 ml
1 xícara de chá= 100 ml.
Chás devem ser preparados em geral em utensílios de barro, louça ou cobre. A regra geral para a proporção água-erva é para cada litro de água, acrescentar 4 col de sopa de erva fresca ou 2 col de sopa de erva seca.
Existem quatro formas de preparo de chá:
TISANA: Coloque a erva em água já fervendo, cozinhe por 5 minutos com panela tampada e deixe descansar por 10 minutos com panela tampada. Coe e use.
INFUSÃO: Ferva a água e despeje sobre a erva. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos.Coe e use (para folhas e flores).
DECOCÇÃO: Nesse processo o que se quer extrair da erva é um princípio amargo ou sal mineral. A erva fica de molho em água fria algumas horas e depois é posta para ferver. Usar geralmente cerca de 30 gs de planta seca para 2 xícaras de chá de água. Cozinhe a erva por 15 a 30 minutos. Coe e sirva (usada para raízes, cascas e sementes).
MACERAÇÃO: Ponha a erva de molho em água fria, vinho, óleo ou vinagre, por 24 horas, coe e use sem levar ao fogo. Neste método as vitaminas e sais minerais são melhor preservados. A maceração de água não deve ser tomada 12 horas após seu preparo, pois existe proliferação de bactérias que podem ser prejudiciais.
Existem formas de aplicar as ervas externamente sobre partes do corpo que estão machucadas, inchadas ou doloridas. Podemos citar:
CATAPLASMA DE ERVAS FRESCAS: aplicadas amassadas diretamente sobre a parte afetada, sem preparação prévia.
CATAPLASMA DE ERVAS SECAS: Colocadas no interior de um saquinho e aplicadas frias ou quentes, de acordo com o caso. Estas cataplasmas são recomendadas para combater cãimbras, nevralgias, dores de ouvido, etc.
CATAPLASMA SOB FORMA DE PASTA: Ervas são socadas até formarem uma papa, que podem ser aplicadas diretamente, ou sob dois panos, no local. Quando não se tem erva fresca, usa-se a seca. Aí é preciso água fervendo nas ervas, para auxiliar formação de papa. Outra maneira de preparar o cataplasma é mergulhar a erva em vinagre de maçã e misturar com farinha integral para dar liga. Espalha-se a mistura quente e úmida em um tecido, que se coloca sobre o local afetado.Passe óleo na pele antes de aplicar cataplasma quente. Um pedaço de plástico sobre o cataplasma conserva o calor.
COMPRESSA: Cozinhar as ervas indicadas até se obter u m líquido bem forte ( 3 ou 4 vezes mais que o chá comum). A seguir mergulha-se pano nolíquido, torcer levemente e aplicar sobre a parte afetada.
As ervas também podem servir para INALAÇÕES, para casos de distúrbios ou doenças do aparelho respiratório, sob forma de tisanas ou infusões bem fortes.
Outras formas de preparo de ervas:
UNGUENTOS: Pomada de ervas trituradas, em gordura vegetal, de coco ou amendoim. No momento de uso é só derreter em fogo brando. Outro preparo: Picar ervas frescas, colocar em panela de aço inoxidável ou esmaltada. Cobrir as ervas com água, levar ao fogo por 20 minutos em temperatura média. Coar e adicionar ao caldo uma quantidade igual de azeite de oliva. Volte ao fogo e ferva até a água evaporar e sobrar só o óleo. Tirar do fogo, e adicionar cera o suficiente para dar à mistura consistência de pomada. Acondicionar ainda quente em vasilhas de plástico com tampa que vede bem.
XAROPES: Infusão concentrada que se caracteriza como bebida concentrada padrão. Geralmente usa-se 250 gs de ervas para 360 ml de água fervente. Podem ser obtidos também por decocção ou maceração, e misturados com mel para se saturarem.
BANHOS: Chás fortes para serem misturados à água do banho.
TINTURA: Pôr 100 gs de erva em pó ou 225 gs de ervas frescas picadas num recepiente com tampa hermética. Acrescentar 5,5 decilitros de álcool a 60 graus. Agitá-lo duas vezes ao dia e deixar por 2 semanas. Coar e guardar num frasco escuro.(usado para flores e folhas mais frequentemente).
ÓLEOS ESSENCIAIS: São as essências concentradas das plantas obtidas à partir de processo de destilação
PÓ : Cortar as partes grandes das plantas secas, como raízes, casca ou cules grossos, esmagá-las num almofariz ou reduzí-las a pó num moinho de café.
Magia das Poções Mágicas
*1-Para que servem as poções?
As poções são recursos da magia que estão disponíveis para qualquer praticante de magia que queira beneficiar-se delas. As poções podem ser usadas em diversas ocasiões; para diversos fins. Desde atrair uma pessoa até matar um inimigo estão entre as funções de uma poção. Com o aperfeiçoamento de um praticante de magia na arte de preparar poções, seu poder aumenta consideravelmente e as forças da Natureza tornam-se seus aliados. As poções não devem ser usadas banalmente, mas sim em momentos realmente necessários. Um bruxo deve usar as poções como “instrumentos equilibradores”, ou seja, recursos para ativar ou equilibrar determinadas energias que encontram-se em excesso ou em falta. Por exemplo, se você está muito apático ou indiferente, uma poção com energia de marte é uma ótima solução para seu problema! Se você precisa abrir seus caminhos amorosos, use uma poção que ative essa energia! Só não vale ficar desequilibado, né!
*2-Tipos de poções:
Existem vários tipos de poções que podem ser diferenciadas a partir da maneira como são preparadas ou usadas .Veja a seguir alguns tipos de poçõe
#Poções para ingestão:
•São todas as poções que podem ser ingeridas. Ex: Chás; sucos; sopas; cremes; melados;pós comestíveis;etc.
#Poções/ Inaladores:
•São poções que bastam ser inaladas para que façam efeito. Podem ser inaladas por quem a faz ou por quem pretende-se encantar. Ex: Perfumes; vapores aromáticos; etc.
#Poções/ Banhos:
•São poções que se usam sob forma de banhos.
#Poções/ Lava-pé
•Poções preparadas exclusivamente para energizar os pés.
#Poções/ Aspersores:
•São aquelas poções que usamos aspergindo por todo o ambiente que está sendo encantado. Geralmente são poções para exorcismos, que são usadas para limpeza astral; mas também podem ser poções de amor, que são aspergidas no local de um encontro
#Poções Solúveis:
•São aquelas geralmente preparadas com uma concentração muito grande de ingredietes e que podem ser misturadas à perfumes, óleos , produtos de limpeza e diversos outros preparados
#Poções/ Perfumes:
•Podem ser águas de cheiro, perfumes ou óleos aromáticos que se usam no corpo para obter determinada finalidade ou atrair energias ou entidades específicas.
*O Contexto Preparatório de uma Poção:
Dicas:
Durante o preparo de uma poção mágica devem ser observados diversos detalhes que, se bem trabalhados, podem fazer toda a diferença!!! Quando for preparar uma poção, é importante observar a influência astrológica do momento. O dia, o horário, a fase da Lua e outros fatores astrológicos podem ser decisivos para a eficácia de um preparo mágico, por isso é muito melhor colocar todos esses fatores a seu favor! Não são só os fatores astrológicos que influem nas poções, mas também diversos outros detalhes; esses subdetalhes podem ser divididos em :
*Detalhes maiores:São fatores que tem grande influência sobre o preparo da poção. A colheita dos ingredientes utilizados; o estado de espírito no momento do preparo, o ambiente onde se prepara a poção, a forma como se mexe a poção, a maneira como ela é preparada, etc.
*Detalhes menores: Apesar de serem cuidados secundários, não deixam de ser importantes, pois podem fortalecer consideravelmente a eficácia da poção.São detalhes como acender uma vela ou um incenso durante o preparo; vestir uma roupa ritualística ou com cor astrológica favorável; banhar-se com água energizada, etc.
*E as ervas! Ferver ou não ferver? Eis a questão!!!
Há muita divergência de opiniões quando o assunto é “fervura de ervas na magia”. Alguns místicos acreditam que ervas mágicas jamais devem ser fervidas, pois suas propriedades são perdidas ou porque “as plantas” (espíritos vegetais) ficam ofendidas quando fervemos suas partes. Até certo ponto isso tem um pingo de verdade. Através de experiências própias posso afirmar que as ervas podem sim ser fervidas; porém, isso depende de quais ervas trabalhamos e do estado em que estas ervas se encontram!
Ervas frescas não devem ser fervidas, pois liberam suas propiedades sem precisar de fervura. No caso de ervas secas, a fervura é uma espécie de “despertador”, que libera as propiedades dormentes na erva! No caso de flores frescas, jamais ferva, pois as fadas vegetais acompanham as suas flores até que estas sequem. Quando as flores estiverem secas, pode ferver, mas lembre-se de dizer a frase abaixo(ou algo parecido):
Que as fadas despertem a magia desta(s) flor(es)!Que assim seja e assim se faça!
*O horário do preparo
Ao preparar qualquer poção mágica, baseie-se na Tabela de horários planetários, que pode ser facilmente encontrada. Quando você precisar preparar uma poção urgentemente e não puder fazer isso em um momento astrológico favorável, então procure falar sempre esta frase antes do preparo:
“Que todas as correspondências astrológicas estejam corretas para este trabalho mágico.”
#Use a tabela de horários e dias mágicos de acordo com a intenção da poção que você for fazer. Ex:Poções para o amor no horário de Vênus ou da Lua; poções para coragem no horário de Marte, et
*O significado de cada horário
Cada astro influencia de maneira diferente na magia das poções, por isso é importante conhecer as áreas em que cada planeta interfere. Veja:
#SOL: Influencia em magias ligadas ao brilho pessoal, fama, fortuna, prosperidade, luz e banimento das trevas, etc.
#LUA: Influencia tudo o que diz respeito a magia, mistério, ocultismo, viagens ,ondinas , sonhos, mudanças, vidência, sentimentos, etc.
#MARTE: Influência sobre assuntos ligados a lutas(judiciais, contra uma doença ,contra uma entidade…), batalhas, conquistas, coragem , iniciativas, ousadia, ânimo, etc.
#MERCÚRIO: Influi em magias que beneficiem a mente, que envolvam intelectualidade, estudos, projetos,dinamismo, criatividade, coisas escritas, etc.
#JÚPITER: Influi sobre assuntos financeiros, negócios, prosperidade, abundância, crescimento, dinheiro, fertilidade, etc.
#VÊNUS: Possui forte influência sobre assuntos amorosos, uniões, casamentos, afeição, carinho, sensualidade, sexualidade, procriação, fertilidade,etc.
#SATURNO: Interfere em coisas que tenham natureza durável, coisas fixas, casas, terrenos, etc. Saturno também é conhecido por influir fortemente em magia negra, sexo carnal, etc.
*As Fases da Lua
Outro detalhe a ser analisado na hora do preparo das poções é a fase da Lua, pois segundo a astrologia cada fase influi de maneira diferente na magia. Veja a seguir qual fase é melhor para o preparo da sua poção:
#LUA NOVA: Período propício para magias que envolvam estudos, pesquisas, atividades em grupo, concentração, meditação, auto-conhecimento, novas idéias, crescimento, expansão, emprego, etc.
#LUA CRESCENTE: Magias que favoreçam desenvolvimento, crescimento, prosperidade, expansão, adiantamentos, começos, etc.
#LUA CHEIA: Ótima para lançar magias de amor, de fertilidade e obtenção de luz. A Lua Cheia é uma fase especial em que todo tipo de magia tem seu efeito potencializado.
#LUA MINGUANTE: Bom período para acabar relacionamentos e situações. Momento de dissipar energias; desintegração, reflexão, exorcismos, etc. Durante a Lua Nova não é aconselhável realizar nenhum tipo de magia relacionado a construção, amor, dinheiro, etc
*A Colheita dos Ingredientes:
Para que o poder de sua poção seja potencializado é importante ter alguns cuidados com os ingredientes utilizados. Quando for usar ervas, procure saber a procedência, o horário da colheita, etc. Ervas ficam mais potentes quando colhidas no horário do seu regente astrológico, por isso procure colhê-las você mesmo (quando possível) ou ao menos tente obtê-las procurando saber sua procedência.
*O Estado de Espírito:
Um detalhe importantíssimo na hora de preparar uma poção é o estado de espírito de quem a prepara. O estado de espírito de quem faz a poção tem considerável influência sobre o efeito da magia, por isso é importante estar em equilíbrio com a energia com a qual se está trabalhando. Se for uma poção para destruição, sinta Raiva, ódio, sentimentos destrutivos…Se for uma poção para o amor, visualize momentos de carinho, amor, etc…
*O Ambiente:
Algo que não pode ser esquecido durante o preparo da poção é o ambiente onde ela é feita. O preparo deve ser feito em um ambiente com vibrações semelhantes ao efeito desejado para a sua poção. Se for uma poção maléfica para morte, faça ela em um ambiente mórbido. Se for uma poção de equilíbrio, faça ela em um ambiente agradável. Vários detalhes compõem um ambiente na hora do preparo de uma poção.
-Velas: Acenda uma durante o preparo. Cores e formas variam de acordo com o objetivo.
-Incensos: É sempre bom para invocar energias que se deseja para fortalecer a poção. Os aromas variam de acordo com a finalidade da poção.
*Como se Mexe a Poção!
Até isso! Você deve estar pensando! Pois é, até a forma como a poção é mexida pode influir em seus efeitos!
#Quando mexer no sentido horário?
Poções para construção, aquisição, crescimento, benefícios, banimentos pela energia benéfica, etc.
#Quando mexer no sentido Anti-horário?
Poções para términos, destruição, poções de vingança, magia negra, banimentos pela força, etc.
*Os instrumentos:
Para o preparo de poções mágicas os bruxos costumam montar seu próprio “Laboratório de alquimia”, que pode ser bem simples, mas facilita bastante a vida de quem faz poções. Veja alguns instrumentos que podem “fazer a diferença” na hora do preparo!
-O CALDEIRÃO: Esse é indispensável, deve ser de barro,ferro, vidro, ágata ou cerâmica. Caldeirões de alumínio não são usados em magia, mas alguns bruxos utilizam ele com bons resultados depois de “consagrados e encantados”.
-O RALADOR: Um “bichinho” que facilita pra caramba na hora de pinicar rizomas e bulbos como o gengibre e outras ervas que precisam passar por tal processo.
-O PILÃO: O pilão é um instrumento com um buraco e com um pau onde você pode meter várias coisas. Pare de rir! No pilão, você pode macerar com mais facilidade ervas e pode preparar ungentos e pós com muito mais comodidade! Bendita bruxaria moderna!
-A COLHER DE PAU: Como a colher de alumínio(a mais comum) é acusada de interferir na magia da poção, então a solução é ter uma colher de pau, que é neutra! Ah! Nem pense em consagrar colher de alumínio para usá-la! Deixe de ser pobre e compre uma colher de pau que é baratinha!
-PENEIRA: É ótima para coar as poções, tem quem prefira os filtros de papel para este mesmo fim.
-FILTROS DE PAPEL: Tem a mesma função de uma peneira convencional, mas filtra muito melhor e é muito mais prática.
*O que deve ter no laboratório de alquimia do feitor de poções mágicas ? !
É fácil montar um pequeno “laboratório de alquimia”, se não puder expor suas práticas mágicas, guarde seus estoques de objetos mágicos em caixotes de madeira ou papelão (como eu fazia para esconder minhas ervas e especiarias da mamãe!!!). Veja algumas “coisinhas” básicas que é sempre bom para um bruxo ter em seu “laboratório”.
ESSÊNCIAS – INGREDIENTES RAROS – GARRAFINHAS ESTERILIZADAS – ERVAS DE TODOS OS TIPOS – VELAS E INCENSOS –CONDIMENTOS – ÁGUA DA CHUVA -INSTRUMENTOS.
Esse material foi elaborado por mim com base em pesquisas e experiências pessoais. Espero ter ajudado em seu caminho mágico! Faça bom uso do conhecimento! Abraços de Luz!
Introdução
Os gregos usavam ervas e óleos aromáticos nos rituais religiosos. Estavam convencidos de que somente os deuses poderiam ter criado aromas tão profundos e pensavam que os aromas naturais podiam ser uma ponte para alcançar o Olimpo e receber as forças dos deuses, proteção, cura e beleza. Abaixo você encontra uma lista de ervas, suas correspondências (planetas e elementos) e as propriedades mágicas. O uso mágico das ervas é muito simples, você pode preparar um banho mágico, pode usá-la como um amuleto colocando-a em um saquinho de tecido, em magia das velas, e muito mais.
Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas. Todas as ervas que são citadas neste site não têm nenhuma contra-indicação, mas antes de usá-las, aconselhamos procurar seu médico!
Lista de Ervas e as suas curas
A
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.
Açafrão (Crocus sativus)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado em rituais de prosperidade e cura.
Alho (Allium sativum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate. Amendôas (Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis – amarga) Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.
Angélica (Angelica archanegelica)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul, funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.
Anis (Pimpinela anisum)
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.
Avelã (Corylus spp.)
Planeta: Sol
Elemento: Ar
A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão.Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.
B
Bálsamo de Gilead (Populus candicans)
Planeta: Saturno
O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.
Basílico (Ocimum basilicum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele.
Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia)
Planeta: Júpiter
Elemento: Fogo
Usado para encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.
Benjoim (Styrax benzoin)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Ar
Usado como incenso para purificação.
C
Camomila (Anthemis noblis)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.
Canela (Cinnamonum zeylanicum)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco.Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.
Carvalho (Quercus alba)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.
Cebola (Allium cepa)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo Topo
Usado para proteger e curar.
Cipestre (Cupressus spp.)
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.
Coentro (Coriandrum sativum)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor.
Cominho (Carum carvi)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.
Cravo (Dianthus caryophyllus)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.
Cânfora
Usada como perfume, óleo e bálsamo.
Chicória
Usada como sache, talismã, amuleto e óleo. Fortifica as amizades e traz dinheiro.
D
Dill (Anethum graveolens)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias. Colocam-se seus ramos pendurados atrás de portas e janelas para proteção da casa. Dente-de-Leão Usado como sache e poção. Sonhar com esta erva traz má sorte.
E
Espinheiro (Crataegus oxyacantha)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em “saquinhos” de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.
Eucalipto (Eucalyptus globulus)
Planeta: Lua
Elemento: Ar
Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.
Ênula-Campana
Usam-se suas folhas secas como filtro amoroso. Faça-o na noite de São João, à meia-noite. Este filtro deve ser colocado em um saquinho de cetim verde. Leve-o junto ao coração e faça o pedido. Esfregue depois este filtro na pele do ser amado sem que este veja.
Erva-moura
O chá feito com suas folhas é um excelente remédio para os órgãos genitais femininos. Suas sementes são usadas com a mirta, como poderoso incenso contra miasmas astrais.
Espinheiro cervical (Coroa de Cristo)
Colocada atrás das portas e janelas da casa é uma poderosa proteção.
Erva-doce
Usada com sache, óleo, incenso, perfume e culinária. Traz coragem e vida longa. O incenso, quando queimado perto de alguém que não gosta de nossa pessoa, faz com que esta se aborreça com seu aroma.
F
Freixo (Fraxinus excelsior)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso pra atrair boa fortuna.
G
Gardênia (Gardenia spp.)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Use as flores para atrair amor.
Girassol (Helianthus annus)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Fogo
Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.
Gerânio
Usado como óleo. Ajuda na concretização de desejos.
Gengibre
Usado como óleo, perfume, incenso e culinária. Poderoso filtro protetor.
Ginseng
Elixir da longa vida. Usado como sache, óleo, incenso, bálsamo e chá. H
Hera (Hedera spp)
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.
Hortelã (Mentha piperata)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso.
I
Iris (Iris florentina ou Íris germânica)
Planeta: Vênus
Elemento:Água
Usado em feitiços de amor, banhos e incensos. Planta consagrada a Osíris. Estimula a clarividência.
J
Jasmin (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum)
Planeta: Júpiter
Elemento: Terra.
Usado em feitiços de amor.
Junípero (Juniperus communis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor.Essa planta protege a casa contra roubo.
L
Laranja (Citrus sinesis)
Planeta: Sol
Elemento: Água
A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.
Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.
Louro (Lauris noblis)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.
M
Mandrágora (Mandragora officinarum) Topo
Planeta: Mercúrio
Elemento: Terra
Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Pra carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante três dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.
Manjerona (Origanum majorana)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar.
Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.
Margarida (Bellis perennis)
As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.
Maçã (Pyrus malus)
Planeta:Vênus
Elemento: Água
Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.
Meimendro (Hyoscyamus niger)
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Venenoso! Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (srying).
Mirra (Commiphoria myrrha)
Planeta: Sol
Elemento: Água
Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.
Murta (Myrica cerifera)
Planeta:Vênus
Elemento: Água
Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor e de todos os tipos.Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair o amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.
N
Noz (Juglans regia) Topo
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.
Noz-moscada (Myristica fragrans)
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Usado para reforçar a clarividência e prevenir reumatismo. Sonhar com nóz- moscada significa mudanças na vida do sonhador.
O
Olíbano(Boswellia carterii)
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso parab proteger.
Oliva (Olea europaea)
Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.
P
Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli)
Planeta: Sol Topo
Elemento: Terra
Erva afrodisíaca, também atrai amor.
Pimenta (Capsicum spp.)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de proteção
R
Rosa (Rosa spp.)
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.
S
Sabugueiro(Sambucus canadensis)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.
Salgueiro (Salis alba)
Planeta: Lua
Elemento: Terra
Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica.
Salsa (Carum petroselinum)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.
Sálvia (Salvia officinalis)
Planeta: Júpiter
Elemento: Terra
Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.
Samambaia
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.
Sândalo (Santalum album)
Planeta: Lua
Elemento: Ar
Usado como incenso para purificar, curar e proteger.
Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.
T
Tília (Tilia europaea)
Planeta: Júpiter
Associado ao amor conjugal e a longevidade.
Tomilho (Thymus vulgaris)
Planeta: Vênus
Elemento: Ar
Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.
Trevo (Trifolium spp.)
Planeta: Mercúrio
Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.
U
Urtiga (Urtica dioica)
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Encha um pote com urtiga para mandar má vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.
V
Valeriana (Valeriana officinalis)
Planeta: Mercúrio
Elemento: Água
Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante.
Violeta (Viola tricolour)
Planeta: Vênus
Elemento:Ar
Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça. Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragrância acalma e limpa a mente.
Visco (Viscum album)
Planeta: Sol
Elemento: Ar
Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druidas, que o usavam para se proteger do mal.
O Significado Mágico de Algumas Ervas
Cada erva guarda em si um significado próprio, o seu uso em magia e muito importante, devido aos seus princípios ativos e poderes mágicos, seu uso se da por varias formas, dês de um chazinho de boldo para o estômago ou até aquele raminho que você colheu de sua jardineira para aquela poçãozinha, como todo ser vivo devemos respeita-las, não devemos arranca-la de qualquer forma, pegue só o que irá precisar, peça permissão a fada daquela planta, não use-a pra fins maus isso não é bom, abaixo segue uma tabela com os significados das ervas, e suas finalidades mágicas:
Planta Planeta Regente Melhor Destino Melhor Dia p/ Usar
Abacate Vênus Beleza e amor Vênus em Libra
Acácia Sol Proteção Marte em Escorpião
Açafrão Sol Amor e saúde Júpiter em Leão
Acônito Saturno Proteção Lua em Escorpião
Agrimônia Júpter Proteção Júpiter em Libra
Aipo Mercúrio Poderes mentais Mercúrio em Cancêr
Alcaparra Vênus Potência e Amor Vênus e Marte em Leão
Alecrim Sol Proteção e Purificação Lua em Cancêr
Algodão Lua Sorte Lua em Cancêr
Alho Marte Saúde e Proteção Marte em Áries
Amêndoa Mercúrio Dinheiro e Prosperidade Sol em Leão
Anis-estrelado Vênus Sorte Lua em Sagitário
Arroz Sol Fertilidade e Dinheiro Sol em Touro
Arruda Marte Saúde e Amor Sol em Touro
Artemisia Vênus Saúdde e Poderes Psiquicos Vênus e Saturno em Plutão
Babosa Lua Sorte e Amor Marte em Libra
Bardana Vênus Proteção e Saúde Júpiter em Leão
Basílico Marte Exorcismo e Clarividência Marte em Escorpião
Batata Lua Saúde Lua em Virgem
Beterraba Saturno Amor Júpiter em Sagitário
Bétula Vênus Exorcismo e Purificação Vênus em Sagitário
Calêndula Sol Proteção Sol em Leão
Camélia Lua Prosperidade e Riqueza Lua em Touro
Camomila Sol Dinheiro, Amor e Purificação Sempre
Canela Sol Espiritualidade e Sucesso Sol em Áries
Cânfora Lua Saúde e Clarividência Sempre
Cavalinha Saturno Fertilidade Marte em Áries
Cebola Marte Dinheiro, Proteção e Saúde Marte em Touro
Cenoura Marte Fertilidade Marte em Leão
Cereja Vênus Amor e Clarividência Vênus em Câncer
Chuchu Saturno Proteção, Felicidade e Amor Sempre
Cipreste Saturno Longevidade e Saúde Vênus em Libra
Cravo-da-Índia Júpiter Proteção, Exorcismo e Amor Vênus em Áries
Damasco Vênus Feitiços amorosos Vênus em Escorpião
Erva-cidreira Lua Saúde, Amor e Sucesso Júpiter em Câncer
Erva-doce Júpiter Proteção e Juventude Marte em Câncer
Ervilha Vênus Dinheiro e Amor Vênus em Touro
Eucalipto Lua Saúde e Proteção Sol em Sagitário
Eufrásia Sol Poderes Mentais e Psíquicos Sol em conjunção com Júpiter
Feijão Mercúrio Proteção e Reconciliação Sol em Virgem
Figueira Júpiter Clarividência e Fertilidade Júpiter em Virgem
Funcho Mercúrio Proteção, Saúde e Purificação Mercúrio em Aquário
Gengibre Marte Amor, Dinheiro e Sucesso Marte em Áries
Gergelim Sol Dinheiro Sol em Touro
Girassol Sol Realizações de desejos e sabedoria Sol em Leão
Hera Saturno Proteção, Saúde e Amor Vênus em Escorpião
Laranja Sol Dinheiro e Amor Vênus em Escorpião
Lavanda Mercúrio Pedidos Amorosos Mercúrio em Leão
Louro Sol Proteção e Força Lua em Áries
Maçã Vênus Saúde, Amor e Imortalidade Vênus em Libra
Maracujá Vênus Paz e Amizade Vênus em Gêmeos
Mirra Lua Proteção e Espiritualidade Sol em Áries
Morango Vênus Amor e Sorte Vênus em Libra
Narciso Vênus Amor, Fertilidade e Sorte Sol em Leão
Nogueira Sol Realização de desejos Sol em Leão
Oliveira Sol Saúde, Paz e Proteção Júpiter em Câncer
Papoula Lua Amor, Sorte e Dinheiro Netuno em Lua
Pêra Vênus Desejos e Amor Marte e Vênus em Escorpião
Pinheiro Marte Saúde, proteção, Dinheiro e Fertilidade Marte em Capricórnio ou Vênus em Plutão
Poejo Marte Força, Proteção e Paz Urano e Vênus em Aquário
Romã Mercúrio Adivinhação, Sorte, Realização de desejos e Fertilidade Lua em Plutão
Rosa Vênus Amor, Sorte e Proteção Marte em Libra (vermelhas) Vênus em Libra (rosadas) Lua em Libra (brancas)
Salsa Mercúrio Proteção e Purificação Mercúrio em Libra ou Leão
Sálvia Júpiter Longevidade, Sabedoria e Proteção Júpiter em Touro ou Vênus e Marte em Libra
Trigo Vênus Fertilidade e Dinheiro Lua em Touro
Uva Lua Amizade, Fertilidade e Dinheiro Lua em Leão
Verbena Vênus Proteção, Amor, Paz e Purificação Vênus em Gêmeos
Tabela feita por Aurora Wirth
Tipos, propriedades medicinais e uso culinário:
*Açafrão: antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.
*Alcarávia:digestivo, estimulante.
Uso: pães, batatas, cogumelos, pato, ganso, sopas, recheios e vegetais.
*Aipo ou Salsão: digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético.
Uso: sopas, minestrone e salpicão.
*Alecrim: digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico.
Uso: carnes e massas
*Alfavaca ou Manjericão: digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais.
Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.
*Alho: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue.
Uso: carnes, aves, molhos em geral e refogados.
*Baunilha: estimulante, afrodisíaca e digestiva.
Uso: perfumar bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores.
*Canela: digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.
Uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).
*Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo.
Uso: pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, *café, conservas de arenque e saladas de frutas.
*Cebola: antioxidante e digestiva.
Uso: pratos salgados.
*Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite.
Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães.
*Cominho: diurético, auxiliar no tratamento de gases.
Uso: molhos, cremes, peixes, carnes, assados, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.
*Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol.
Uso: doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e chutney.
*Curry: é feito com até 65 tipos de especiarias diferentes. Estimulante e digestivo.
Uso: culinária indiana, arroz.
*Erva doce: combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
Uso: A base da haste é usada como legume. As folhas podem ser servidas em saladas ou guarnecendo outras preparações.
*Estragão: estimulante de apetite; alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruação, diurético.
Uso: saladas, sopas, assados de forno, peixes, carnes, aves e molhos.
*Gengibre: antioxidante; ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento.
Uso: cru como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco.
*Hortelã: estimulante, digestiva. No Recife, o pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças.
Uso: chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente.
*Louro: antioxidante, digestivo; estimula o apetite; é auxiliar no tratamento da gripe.
Uso: cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes.
*Mostarda: antioxidante.
Uso: conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).
*Noz moscada: afrodisíaca, é usada para problemas hepáticos.
Uso: doces, molhos e massas. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para dar seu aroma.
*Orégano: digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais.
Uso: molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetinhos (de carneiro e porco).
*Páprica: estimulantes e digestivas.
Uso: pode ser usada no lugar da pimenta seca.
*Papoula: digestiva.
Uso: bolos, pães, tortas, doces e molhos.
*Pimentas: antioxidantes; purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade, nas dores reumáticas (compressas locais).
Uso: pratos salgados.
*Salsinha: favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas.
Uso: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.
*Sálvia: digestiva, antioxidante; auxiliar no tratamento de problemas de fígado, suor excessivo, ansiedade, depressão e sintomas da menopausa.
Uso: carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, queijos e saladas.
*Tomilho: digestivo, desinfetante, anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino.
Uso: sopas, aves, peixes, carnes, saladas, molhos, preparações a base de tomate.
Propriedades mágicas de alguns ingredientes
*Sal fino: Utilizado para limpeza áurica em nível subtil;
*Sal grosso: Utilizado para limpeza áurica em nível denso;
*Azeite: considerada uma substancia com propriedades purificadoras e de atracção de forças espirituais positivas., é tido como um elemento desassociado do pecado, e por isso puro. O azeite consagrado, é normalmente usado em processos de unção.
*Farinha: É considerada uma substancia associada a oblações dirigidas a Deus, e por isso uma substancia santa.
*Orégano: Traz paz e equilíbrio;
*Salsinha: Para protecção e prosperidade;
*Louro: Para promover vitória, protecção e cura;
*Noz moscada: Traz coragem e proteção;
*Manjerona: Traz amor e paz;
*Cominho: Traz paz e felicidade;
*Coentro: Trabalha o amor e a sensualidade;
*Canela: Traz amor, trabalho com o dinheiro e com a consciência psíquica;
*Cebolinha: Ajuda na perda e peso e na proteção;
*Erva doce: Resgata a força física, ajuda na perda de peso e na protecção;
*Cravo da índia: Traz amor, dinheiro e proteção;
*Gergelim: Traz sensualidade e fertilidade;
*Alecrim: Trabalha a mente consciente, a cura, o amor e a proteção;
*Mostarda: Traz coragem e proteção;
*Aveia: Trabalha com a prosperidade;
*Leite: Realiza a expansão áurica;
*Limão: Realiza a purificação e sentimento de felicidade;
*Vinagre: Traz a purificação e a proteção;
*Vinho (uvas): O vinho é usado nas oferendas a Deuses em dias festivos. O vinho encontra-se ligado á celebração de rituais de fertilidade, sendo por isso uma substancia intimamente ligada a esse aspecto do esoterismo.As uvas, são desde a antiguidades ligadas ao período das colheitas e por isso, ao sentido de renovação e alegria.
*Bicarbonato de Sódio: Para limpeza e expansão áurica;
*Mel: Nas tradições misticas, o mel assume esta função primícia e mística. O mel é indicado para purificação, cuidados com a saúde, amor, sensualidade, felicidade, espiritualidade, sabedoria e perda de peso;
*Milho: Para proteção e espiritualidade;
*Tomate: para cuidados com a saúde, para proteção e dinheiro;
*Alho: Para afastar energias negativas;
*Café: Para resgatar a energia física a mente consciente
http://axeileoyo.blogspot.com.br/2012/05/slava-santa-sara-kali-magias-das-ervas.html

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

  • Flickr Photos

    Fast-flying Falcon

    sunset and fishing nets

    Force of Life - Pushing Boundaries I

    More Photos
  • Homenagem a Santa Sara Kali